Notícias

Versão preliminar do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos está disponível para consulta

http://media.prefeituradeimperatriz.com.br/G9n7bmfv09MHF1_INsUrW6PAB78=/750x0/https://d2uzqu0gkpnx87.cloudfront.net/site/content/article/WhatsApp_Image_2018-02-27_at_12.06.09.jpeg

Já está disponível para consulta pública, a versão preliminar do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, PMGIRS. Documento, divulgado em formato PDF no link www.imperatriz.ma.gov.br/comunicados, é pré requisito para implantação do aterro sanitário da cidade, além de contemplar também as questões relacionadas à coleta seletiva e outros aspectos relacionados aos resíduos sólidos.

Arquivo impresso também pode ser consultado na sede da Prefeitura de Imperatriz, situada na Rua Rui Barbosa, 201, centro; bem como na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, situada na rua Rafael de Almeida, 600, bairro São Salvador.

O PMGIRS será lido em audiência pública que ocorrerá no próximo dia 13 de março no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Centro, às 14 horas. “A audiência Pública de apresentação e apreciação desta versão (Etapa 4) do PMGIRS, é mais um passo do Município em cumprimento da Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e seu Decreto Regulamentador nº 7.404/2010, e a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, vem, de já, convidar toda a população e sociedade civil organizada para participar dessa audiência no dia 13 de março para juntos, tratarmos da gestão de resíduos em nossa cidade”, convida Rosa Arruda, secretária municipal de Meio Ambiente.

Etapas já realizadas para a concretização do Plano de Resíduos Sólidos de Imperatriz

Ainda durante o ano passado foi contratada a empresa Alto Uruguai – responsável técnica pela composição do Plano – para a elaboração PMGIRS; essa que realizou estudos prévios sobre a cidade. Também foi composto o Comitê Gestor, com membros de diferentes secretarias e órgãos, responsável por direcionar os trabalhos para a realização do Plano. O Comitê também é um requisito legal para composição do documento.

Foram realizadas seis oficinas comunitárias nas zonas urbana e rural, entre os dias de 6 a 10 de fevereiro, possibilitando a participação de mais de 400 pessoas, com proposta de melhorias e esclarecimentos sobre a problemática dos resíduos sólidos na cidade.

 

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Imperatriz

Consulte a versão preliminar do Plano de Resíduos Sólidos de Imperatriz

http://media.prefeituradeimperatriz.com.br/nELKbYf2fGnTjh0HClJlSxOtIeg=/700x525/https://d2uzqu0gkpnx87.cloudfront.net/site/content/article/residuos-solidos.jpg

Já está disponível a versão preliminar do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Consulta pode ser relizada pela comunidade na versão online, e no formato físico na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh.

Em atendimento à Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e seu Decreto Regulamentador nº 7.404/2010, a Prefeitura de Imperatriz realizará Audiência Pública de apresentação e apreciação da versão Preliminar (Etapa 4) do Plano no dia 13 de março de 2018, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, localizada na Av. Dorgival Pinheiro de Sousa, n° 47, Centro, com início às 14h.

A participação popular é fundamental para a proposição de melhorias em relação à limpeza pública e à criação e desenvolvimento de programas voltados à política de gestão dos resíduos sólidos através de ações como coleta seletiva, reciclagem, de responsabilidade do poder público e da comunidade.

Para saber detalhes sobre o PMGIRS, acesse documento em PDF e participe da audiência pública.

Prefeitura convoca comunidade para Audiência Pública do Plano de Resíduos Sólidos

Em atendimento à Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e seu Decreto Regulamentador nº 7.404/2010, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, convoca toda a população e sociedade civil organizada para a Audiência Pública de apresentação e apreciação da versão Preliminar (Etapa 4) do Plano Municipal Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, PMGIRS, do município.

http://media.prefeituradeimperatriz.com.br/tmkvy6Tk5DFApgCIH8IEp6rAA_Q=/750x0/https://d2uzqu0gkpnx87.cloudfront.net/site/content/article/39233246625_2092ba9941_z.jpg

Audiência que também atende às disposições do Termo Referência para Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município de Imperatriz/MA, será realizada no dia 13 de março de 2018, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, localizada na Av. Dorgival Pinheiro de Sousa, n° 47, Centro, com início às 14h.

Versão preliminar do PMGIRS, estará à disposição de toda a comunidade para consulta pública, a partir do dia 26 de fevereiro de 2018, nos endereços eletrônicos seguintes: www.imperatriz.altouruguai.eng.br e www.imperatriz.ma.gov.br.

Documento impresso poderá ser consultado na sede da Prefeitura Municipal de Imperatriz, situada na Rua Rui Barbosa, 201, centro, bem como na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, situada na rua Rafael de Almeida, 600, bairro São Salvador.

“A contribuição da comunidade é fundamental para referendar a construção democrática desse documento, que pode ser considerado um marco para a história de Imperatriz”, ressalta Rosa Arruda, secretária municipal de Meio Ambiente.

 

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal e Imperatriz

Comunidade pode participar no Fórum virtual do Plano de Resíduos Sólidos

As oficinas para sugestões e apontamentos  do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, PMGIRS, encerraram no último dia 10. Mas quem não pôde se dirigir aos encontros para contribuir ainda pode participar de fóruns de discussão via internet, e sugerir ações . É só acessar o seguinte endereço eletrônico: www.imperatriz.altouruguai.eng.br/forums/topic/qualidades-residuos-solidos/. O site é da empresa Alto Uruguai, responsável pela elaboração do PMGIRS.

Comunidade pode participar no Fórum virtual do Plano de Resíduos Sólidos

O engenheiro ambiental da Alto Uruguai, Maycon Pedott, ressalta que o acesso virtual é um importante meio interação da população e explica suas principais ferramentas: “No site está disponível a agenda, para a população saber as datas de eventos, reuniões e o que está acontecendo; tem a biblioteca, com acesso a todos os arquivos que estão sendo elaborados. Há também o termo de referência para verificar se a empresa está cumprindo com o contrato e o fórum de discussão, que é onde a população tem a oportunidade de expressar sua opinião para a melhoria na gestão de resíduos no município, similar ao que ocorreu nas oficinas”, detalhou.

De acordo com um dos integrantes do Comitê Diretor do PMGIRS, o engenheiro agrônomo Fábio Batista, o fórum ficará disponível durante todo o período de elaboração do Plano de Resíduos Sólidos e do Plano de Coleta Seletiva, possibilitando a participação da população. “O Fórum de discussão ficará disponível à comunidade para participação por meio de contribuições e sugestões durante todo o processo de elaboração e entrega, e contará com uma Audiência Pública para a aprovação da versão preliminar do Plano pela população, que ocorrerá no mês de Março”

Não fique de fora, contribua com o PMGIRS, e faça uma Imperatriz melhor. Acesse o link e participe.

Mais de 400 pessoas participaram das oficinas do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

As oficinas comunitárias, que fazem parte da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Imperatriz, ocorreram em seis eventos, de 6 a 10 de fevereiro, abrangendo todo o território municipal, com objetivo de ouvir a situação atual relacionada ao lixo, em diferentes pontos das zonas urbana e rural. Durante os encontros, a população propôs melhorias para seus bairros, levando em consideração as responsabilidades de cada setor, tanto o poder público quanto a comunidade em geral, incluindo empresas, indústrias e associação de catadores.

http://media.prefeituradeimperatriz.com.br/H5zNcHKI3sVx51B-EoseTO5gawA=/750x0/https://d2uzqu0gkpnx87.cloudfront.net/site/content/article/dhtfgffgg.jpg

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, “mais de 400 pessoas puderam dar a sua opinião e participaram de cada uma das seis oficinas de maneira prática, atuante e realista quanto à situação atual do município, em relação aos serviços relacionados ao lixo”, explicou. De acordo com ela, foram realizadas as leituras técnicas, onde, com a participação de todos os órgãos envolvidos com os sistemas de limpeza pública, como a Secretaria de Infraestrutura e a Superintendência de Limpeza Pública, se teve acesso aos gastos públicos com o lixo, somando-se as leituras comunitárias, tem-se um diagnóstico preciso sobre a cidade.

https://d2uzqu0gkpnx87.cloudfront.net/site/uploads/2018/02/15/djfufggg.jpg

Allison Daniel, assessor de projetos especiais da Secretaria de Meio Ambiente, explica que “além disso, as próximas etapas buscarão a elaboração de programas e projetos que visem a adequação de Imperatriz com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tema de grande importância para o contexto da coleta seletiva, reciclagem e limpeza pública”. Ele informa que o principal objetivo é a adequação do município à legislação e a participação popular na administração pública, com a continuidade do PMGIRS irá propor novas formas de organização e sistematização sobre o lixo gerado.

A participação dos representantes da Câmara foi marcante. Os vereadores Aurélio Gomes (PT) , Adhemar Freitas (PSC), Zeziel Ribeiro (PSDB) e Alberto Souza (PDT) marcaram presença em duas ou mais oficinas, tanto na zona urbana quanto rural. De acordo Maria do Socorro, presidente da associação de moradores dos povoados Matança, Açaizal e Esperantina, as oficinas foram uma oportunidade de expor a situação da zona rural. “Os encontros foram extremamente positivos e uma oportunidade para falarmos de pautas positivas e negativas relacionadas ao lixo, sobre o que acontece no nosso povoado e também foi tratado sobre a preservação ambiental”, destacou. Ela informou que antes o carro de lixo não passava na zona rural, mas que agora está passando uma vez por semana.

https://d2uzqu0gkpnx87.cloudfront.net/site/uploads/2018/02/15/kfifoggg.jpg

Próximos passos 
O Plano de Resíduos Sólidos em elaboração terá como próximo passo, a proposição de melhorias para os serviços relacionados ao manejo de lixo e limpeza pública municipal, levando em consideração as contribuições feitas pela população nas oficinas comunitárias. A partir disso, serão elaborados programas, que são ações vinculadas aos diferentes setores e tipos de resíduos, desenvolvidas para cada segmento responsável pela geração, acondicionamento adequado e destinação dos resíduos sólidos, envolvendo todo o contexto da coleta seletiva e reciclagem como opções prioritárias para o lixo doméstico e comercial.

Após a elaboração dos programas e das propostas de melhorias dos serviços, estes serão novamente entregues para serem avaliados pela comunidade, que poderá concordar ou não com as ações indicadas e sugerir possíveis alterações. Posteriormente, será feita uma audiência pública geral para a aprovação e inclusão das contribuições apresentadas pela população no Plano, e em seguida formalizado e submetido às autoridades, onde a Prefeitura irá encaminhar o projeto do Plano de Resíduos Sólidos para a Câmara de Vereadores, visando sua aprovação em forma de Lei. De acordo com Allison Daniel, este processo irá ocorrer entre os meses de fevereiro, março e abril de 2018, até sua entrega para aprovação na Câmara Municipal.

 

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Imperatriz

Última oficina do Plano de Resíduos, na zona urbana, será nesta quinta-feira

Com o intuito de discutir junto à sociedade sobre os problemas e apontar soluções para as questões relacionadas aos resíduos sólidos na cidade, estão sendo realizadas, desde a última terça-feira, 6, as oficinas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, PMGIRS, e do Plano Municipal de Coleta Seletiva. Nesta quinta-feira, 8, das 19h às 21h, encontro será na Escola Municipal Machado de Assis, Vila Nova. A última oficina da zona urbana abrange a comunidade dos bairros Parque Santa Lúcia, Alvorada I e II, Ayrton Sena e Vila Lobão.

Última oficina do Plano de Resíduos, na zona urbana, será nesta quinta-feira

Neste sábado, 10, ocorrem as oficinas na zona rural, simultaneamente, portanto as três últimas, de um total de seis, das 9h às 12h. Pela ordem, serão contemplados os povoados Petrolina, na Escola Dom Pedro I; Lagoa Verde, no Colégio Moreira Neto; e Km 1700, na Escola Afonso Pena.

A secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, reforça a participação da população neste processo. “É de grande importância a presença de todos os setores atuantes no município para que, em conjunto com a comunidade, possam ser discutir melhorias para a eficiência dos serviços de coleta e destinação final do lixo, valorizando a coleta seletiva e contribuindo com a preservação e a conservação do meio ambiente”, detalhou Rosa.

Durante encontro, a equipe técnica da empresa faz explanações sobre o documento, de como funciona, e sobre a separação de resíduos; em seguida, os participantes são divididos em grupos para discussão do tema; é escolhido um coordenador por grupo para reunir as propostas e proposições do grupo e entregá-las aos responsáveis da empresa.

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Imperatriz

Oficinas discutem Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Começaram na terça-feira, 7, à noite, as oficinas para a leitura comunitária de construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, PMGIRS e do Plano Municipal de Coleta Seletiva. A primeira, do total de seis, foi realizada na Universidade Aberta do Brasil, UAB, na Praça União. Serão sediadas nas zonas urbana e rural, com presença da população em geral e autoridades municipais, com objetivo de discutir a atual situação e propor melhorias para as questões de gestão de resíduos na cidade.http://media.prefeituradeimperatriz.com.br/Yn05DCLVVqZWJNa6nayedVI1ahA=/750x0/https://d2uzqu0gkpnx87.cloudfront.net/site/content/article/26258492808_d4eee2d97b_z.jpg

A secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Arruda, ressaltou a importância dos planos para Imperatriz, com a participação da comunidade. “Estamos no momento mais importante que é de diagnóstico, de contribuir para a construção do plano, para dialogarmos e recebermos as sugestões. Atualmente, um município sem um PMGIRS, não consegue encaminhar propostas e recursos” – afirmou.

https://d2uzqu0gkpnx87.cloudfront.net/site/uploads/2018/02/07/39233250435_1605c114fd_z.jpg

A servidora pública Rita Yrla participou da oficina e enfatizou que esta é uma oportunidade ímpar para a cidade. “Sou filha de Imperatriz e isto é um momento histórico, pois o município cresceu desordenadamente e nós sofremos com a falta de planejamento. Esse Plano só vem a contribuir para uma melhor qualidade de vida da população, pois depois de sua conclusão, seremos contemplados com o aterro sanitário” – destacou.

https://d2uzqu0gkpnx87.cloudfront.net/site/uploads/2018/02/07/39420609784_a79b130993_z.jpg

Contrato com a Alto Uruguai para elaborar o PMGIRS e o Plano Municipal de Coleta Seletiva custou R$ 244 mil reais. Durante encontro, a equipe técnica da empresa fez explanações sobre o documento, de como funciona, e sobre separação de resíduos; em seguida, os participantes foram divididos em grupos para discussão do tema; foi escolhido um coordenador por grupo para reunir as propostas e proposições do grupo e entregar aos responsáveis.

Próximas oficinas:

Zona 2: Nova Imperatriz, Santa Rita, São José, Bom Sucesso e adjacências- 07/02/2018

Escola CAIC – Bairro Bom Sucesso – 19h às 21h

Zona 3: Cafeteira, Vila Nova, Parque Alvorada I e II, Vila Lobão, Camaçari e Adjacências – 08/02/2018

Colégio Machado de Assis – Bairro Vila Nova – 19h às 21h

Zona 4: (Área Rural): Coquelândia, Petrolina e adjacências – 10/02/2018

Colégio Dom Pedro I – Povoado Coquelândia – 9h às 12h

Zona 5: (Área Rural): Lagoa Verde, Embiral e adjacências – 10/02/2018

Colégio Moreira Neto – Povoado Lagoa Verde – 9h às 12h

Zona 6: (Área Rural) – Km1700, e Vila Conceição I e II e adjacências – 10/02/2018

Escola Afonso Pena – 9h às 12h

 

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Imperatriz

Oficinas sobre Plano de Resíduos Sólidos começam dia 06

Com o intuito de discutir junto à população de Imperatriz, em seus diferentes setores, sobre os temas relacionados aos resíduos sólidos, foram definidos os locais, datas e horários para a realização das oficinas que irão compor as leituras comunitárias da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Os eventos serão abertos ao público e ocorrerão entre os dias 6 e 10 de fevereiro de 2018.

Nos encontros, que contarão com a presença dos técnicos da empresa catarinense, vencedora da licitação Alto Uruguai Engenharia, e Planejamento de Cidades e a equipe de técnicos da prefeitura que compõe o Comitê Diretor da elaboração do Plano, serão feitas as oficinas envolvendo toda a comunidade em seus respectivos grupos, de modo que a população tome conhecimento da importância de uma gestão de resíduos sólidos que envolva todo o município. O objetivo principal das oficinas que irão compor as leituras comunitárias é ouvir, discutir e direcionar a prefeitura sobre o manejo de lixo até a disposição final, com a coleta seletiva, reciclagem, apoio aos catadores e melhorias no serviço de limpeza pública no município.

De acordo com o assessor de projetos especiais da Semmarh, Allison Daniel, “atualmente, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Imperatriz encontra-se na fase de diagnóstico, onde está sendo feita uma leitura sobre a situação atual da gestão e gerenciamento de lixo no município, envolvendo tanto o poder público quanto os setores privados em seus diferentes segmentos, e abrangendo também toda a população situada na área urbana e rural do município”.

https://d2uzqu0gkpnx87.cloudfront.net/site/uploads/2018/01/31/24840129457_e66a8a22c5_z.jpg

A secretária da Semmarh, Rosa Arruda, convoca a comunidade de Imperatriz para a participar das oficinas comunitárias do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Ela ressalta que “é de grande importância a presença de todos os setores atuantes no município para que, em conjunto, possam ser discutir melhorias para a eficiência dos serviços de coleta e destinação final do lixo, valorizando a coleta seletiva e contribuindo com a preservação e a conservação do meio ambiente”.

As oficinas ocorrerão em seis zonas distribuídas no município e a população poderá escolher a data e local mais próximo da sua residência para comparecer e participar dos eventos.

 

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Imperatriz

Equipe da Alto Uruguai e técnicos municipais voltam a se reunir para discutir Diagnóstico

Na manhã do dia 17 de janeiro de 2018, sala de reuniões da SINFRA, se reuniram os técnicos do município e técnicos da empresa Alto Uruguai para discutir o andamento dos trabalhos de visitas técnicas para levantamentos de informações para compor o Produto 02 – Diagnóstico do PMGIRS de Imperatriz. Os técnicos da consultoria expuseram algumas dificuldades que foram encontradas no decorrer da semana, porém com o esforço da equipe municipais tais dificuldades puderam ser sanadas.

Na oportunidade também foram discutidas as estratégias de mobilização e divulgação das oficinas comunitárias de leitura comunitárias que ocorrerão nos dias 06, 07, 08 e 10 de fevereiro de 2018.Para acessar a programação completa clique nas imagens abaixo.

    

Reunião realizada para discutir a 2ª Etapa do PMGIRS de Imperatriz

No dia 10 do mês de janeiro de 2018 reuniram-se na sala de reuniões da SINFRA os membros da comissão técnica municipal de acompanhamento e técnicos da empresa Alto Uruguai Engenharia e Planejamento de Cidades, responsável pela execução técnica do PMGIRS. Na oportunidade foram discutidos a metodologia para levantamento de informações, assim como pactuado a logística de visitação no município. As visitas serão realizada por duas equipes, cada uma coordenada por um técnico da consultoria e se estenderão até o dia 20 de janeiro.