Com o intuito de discutir junto à população de Imperatriz, em seus diferentes setores, sobre os temas relacionados aos resíduos sólidos, foram definidos os locais, datas e horários para a realização das oficinas que irão compor as leituras comunitárias da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Os eventos serão abertos ao público e ocorrerão entre os dias 6 e 10 de fevereiro de 2018.
Nos encontros, que contarão com a presença dos técnicos da empresa catarinense, vencedora da licitação Alto Uruguai Engenharia, e Planejamento de Cidades e a equipe de técnicos da prefeitura que compõe o Comitê Diretor da elaboração do Plano, serão feitas as oficinas envolvendo toda a comunidade em seus respectivos grupos, de modo que a população tome conhecimento da importância de uma gestão de resíduos sólidos que envolva todo o município. O objetivo principal das oficinas que irão compor as leituras comunitárias é ouvir, discutir e direcionar a prefeitura sobre o manejo de lixo até a disposição final, com a coleta seletiva, reciclagem, apoio aos catadores e melhorias no serviço de limpeza pública no município.
De acordo com o assessor de projetos especiais da Semmarh, Allison Daniel, “atualmente, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Imperatriz encontra-se na fase de diagnóstico, onde está sendo feita uma leitura sobre a situação atual da gestão e gerenciamento de lixo no município, envolvendo tanto o poder público quanto os setores privados em seus diferentes segmentos, e abrangendo também toda a população situada na área urbana e rural do município”.
A secretária da Semmarh, Rosa Arruda, convoca a comunidade de Imperatriz para a participar das oficinas comunitárias do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Ela ressalta que “é de grande importância a presença de todos os setores atuantes no município para que, em conjunto, possam ser discutir melhorias para a eficiência dos serviços de coleta e destinação final do lixo, valorizando a coleta seletiva e contribuindo com a preservação e a conservação do meio ambiente”.
As oficinas ocorrerão em seis zonas distribuídas no município e a população poderá escolher a data e local mais próximo da sua residência para comparecer e participar dos eventos.
Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Imperatriz